terça-feira, maio 16, 2006

Março de 2006
Brasil Ocupa Sétimo Lugar no Ranking dos Empreendedores

Beatriz Borges - Agência Sebrae de Notícias

O Brasil continua no sétimo lugar no ranking de 37 países pesquisados pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que mede o grau de empreendedorismo no mundo. A posição só não é melhor que a de países como Venezuela (25%), Tailândia (20,7%), Nova Zelândia (17,6%), Jamaica (17%), China (13,7%) e Estados Unidos (12,4%).

A pesquisa GEM, ano-base 2005, revela que existem no País 13 milhões de empreendedores em estágio inicial, classificados como aqueles que têm até três anos e meio de atividade. O incentivo para a abertura desses negócios, na avaliação do diretor-executivo do Centro de Estudos de Economia Sindical e do Trabalho (Cesit), Márcio Pochmann, está relacionado também à situação atual brasileira com a entrada em vigor da MP do Bem, a perspectiva da aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas pelo Congresso Nacional, a redução do ICMS para micro e pequenas empresas que trabalham com produtos de cestas básicas, a inserção do tema empreendedorismo nas escolas, além de programas governamentais e de outras instituições que beneficiem as pequenas empresas.

"É preciso estar preparado para apoiar esses empreendimentos e promover políticas públicas que beneficiem esses negócios", afirmou Márcio Pochmann.

Este ano a pesquisa destacou ainda que 27% dos brasileiros com novos negócios têm investido no setor de alimentação, seguido pelo setor de vestuário e confecções, que respondem por 14% dos negócios iniciais.

As mulheres também tiveram destaque nesta quinta edição da pesquisa, já que aponta o público feminino brasileiro como sendo o sexto mais empreendedor do mundo, ficando atrás apenas da Venezuela (23,86%), Tailândia (19,33%), Jamaica (15,69%), Nova Zelândia (13,75%) e China (11,6%).

Quanto à motivação do empreendedor, os negócios por oportunidade no Brasil totalizam cerca de sete milhões de negócios, contra seis milhões de empreendimentos que nascem por necessidade.
"O empreendedorismo brasileiro vem ganhando destaque mundial, maior até que o do País considerado com mais mentalidade empreendedora do mundo, os Estados Unidos, mas que na verdade não a tem. O desejável é que tivéssemos mais negócios por oportunidades e que muitos desses tivessem orientação para que obtivessem mais sucesso, principalmente nos primeiros anos de vida", avaliou o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza.

A divulgação da pesquisa aconteceu durante uma teleconferência, que também contou com a participação do diretor-geral do GEM Brasil, Marcos Muller Schlemm, a coordenadora técnica da pesquisa, Simara Greco, o pesquisador-sênior do GEM Rodrigo Rossi, o gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, Enio Pinto, e colaboradores de todo o Sistema Sebrae.