terça-feira, maio 16, 2006

Biografia
Marcos Pontes: Primeiro Astronauta Brasileiro no Espaço


O tenente-coronel Marcos César Pontes nasceu em Bauru, interior paulista, em 11 de março de 1963. Torcedor do Santos, Pontes é filho do funcionário do Instituto Brasileiro do Café, Vergílio de Pontes e da funcionária da Rede Ferroviária Federal, Zuleika Navarro Pontes e casado com a potiguar Francisca de Fátima Cavalcanti e tem dois filhos.

Desde criança Marcos Pontes quis ser astronauta. Na cidade que fica a 300 km da capital paulista, Pontes desenhava aviões em cadernos, ia ao aeroclube da cidade para ver a Esquadrilha da Fumaça e gostava das visitas ao local de trabalho de seu tio Oswaldo, a Academia da Força Aérea (AFA).

Aos 14 anos, Marcos Pontes começou a trabalhar como aprendiz de eletricista pela manhã, estudava no curso técnico na Rede Ferroviária Federal à tarde e eletrônica à noite. Três anos depois, Pontes
se inscreveu no processo seletivo da AFA e se tornou o cadete 81/194.

Em 1984, Marcos Pontes se formou em tecnologia aeronáutica pela Academia da Força Aérea (AFA), sendo habilitado para pilotar aviões. No ano seguinte começou a sua trajetórias de viagens pelo país. Transferido para Natal (RN) para fazer o curso de piloto de caça, conhece sua futura esposa. Em 1986 trocaria o sol do nordeste pela cidade de Santa Maria (RS) devido a sua inclusão no "Esquadrão Centauro". Três anos depois o casal e seu primeiro filho Fábio retornaram ao interior paulista. Em 1993, Pontes concluiu o curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). Durante o curso do ITA nasceu Ana Carolina.

Como piloto de caças da Força Aérea Brasileira (FAB), o tenente-coronel Marcos Pontes
tem mais de duas mil horas de vôo. O tenente-coronal já pilotou todos os modelos de jatos da frota da FAB. Por isso foi escolhido pelo governo brasileiro a ser seu representante na Estação Espacial Internacional. Em junho de 1998, foi selecionado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para fazer parte do programa espacial da NASA. Dois meses depois, Pontes já estava em treinamento na agência espacial estadunidense. Em dezembro de 2000 tornou-se oficialmente astronauta da NASA.

Marcos Pontes foi condecorado com a medalha de Honra ao Mérito da Academia da Força Aérea e recebeu vários prêmios como reconhecimento pelo esforço deste que entrou para a história como primeiro astronauta brasileiro no espaço.