terça-feira, maio 23, 2006

Biografia
John Davison Rockefeller


John Davison Rockefeller, nasceu em 8 de Julho de 1839 em Richford, Nova Iorque, e faleceu em 1937. Foi o fundador da primeira companhia petrolífera norte americana, a Standard Oil.Sua origem familiar é modesta. A mãe era muito religiosa e inculcou nos filhos esse pendor. O pai tinha pouco dinheiro para vestir os quatro filhos e duas filhas. Concluiu a escola secundária e procurou um emprego.

Em 1855, Rockefeller começou o seu primeiro emprego. A partir daí passou a festejar todos os anos o aniversário do seu primeiro emprego: o seu "Jobday". Era contabilista num grande armazém de retalho. O único dia livre era o domingo, passado na igreja, onde para além da frequência do culto ele varria o chão da igreja, escrevia as atas das reuniões e ensinava a Bíblia às crianças. O trabalho e a fé religiosa foram os pilares da sua vida.

Seus primeiros negócios
Em 1859, três anos e meio depois do seu "Jobday", pediu um aumento ao ser patrão, que foi recusado. Então achou que já aprendeu o suficiente. Despediu-se e juntamente com o seu amigo inglês Maurice Clark, fundou um armazém de retalho. Na guerra civil americana, venderam comida e roupa para os soldados. Negociaram com farinha, sal, sementes, carne de porco e depois passaram a comerciar um novo produto: petróleo da Pennsylvania, usado para os lampiões, nas habitações.

Comprou com o seu sócio uma pequena refinaria. Recorrendo a crédito, investiu na expansão da mesma. Acabou por comprar a totalidade da empresa em 1865. Com o sócio Henry Flagler, antigo produtor de sal, fundou a Standard Oil Company.

A indústria do petróleo floresceu e a Standard Oil tornou-se o líder deste novo mercado, tornando-se um monopólio.No início da década de 1880, a Standard Oil e suas dependentes já controlavam cerca de 90% das refinarias americanas. Até que em 1911 o tribunal supremo decidiu o desmantelamento do monopólio e ordenou a criação de 34 pequenas novas empresas, das quais resultaram: Exxon, Chevron, Mobil e a Amoco.

Mas a essa atura, John Rockefeller já tinha se tornado o homem mais rico do mundo. Então, passou a dedicar-se agora às suas obras de beneficiência.Para si e sua família preferiu uma vida modesta. Seus filhos receberam uma mesada menor do que as outras crianças. Levantava-se cedo, trabalhava duro e ia para a cama. Aos domingos ia à igreja.