quinta-feira, agosto 24, 2006

COMENTÁRIO EMPREENDEDOR
ONU Investigará Corrupção no Brasil

Como diz o velho clichê: seria cômico se não fosse trágico. Mas, trágico por quê? Porque o país parece uma criança de 2 meses que não consegue trocar suas fraudas. Só para se ter uma idéia, o Brasil é o primeiro país fora da África no qual a ONU (essa tão respeitada instituição de arbitragem internacional, sobretudo nos países subdesenvolvidos) porá suas mãos "mágicas" para fazer alguma coisa. Na verdade, na verdade vos digo que o que a ONU vai fazer é algo factível por qualquer consultor bem preparado em administração. O Brasil precisa de ordem e será que só a ONU pode colocar essa ordem? Nada. A ONU quer ganhar ainda mais prestígio no país do que já tem. A vinda da ONU para arrumar a casa brasileira é mesmo uma humilhação para um "monte" (com licença da palavra) de governantes que gritam "auto-suficiência de petróleo" e choram como bebês inconsequentes quando o assunto é corrupção. A corrupção brasileira é mesmo um caso sério. Segundo a BBC o país passou de 59º para a 62º posição no ranking. Esses dados favorecem o interesse da ONU em "ajeitar" o país e, é claro, conseguir o apoio de gratidão dos brasileiros para o futuro.

Essa consultoria internacional pode se tornar mais comum e a ONU pode se fortalecer mais e mais no mundo não só como órgão de arbitragem, mas como um poder maior. Mas, isso diz respeito a um assunto mais amplo da geopolítica futura. O fato é que não seria necessário a ONU fazer isso, uma vez que isso pode ser feito pelo próprio país se os políticos tiverem interesse.

É vergonhoso esta nação tão grande, mas com uma mente tão pequena que não saiba se cuidar. Daqui a pouco vão precisar da ONU até para ensinar como se educa as pessoas a serem cidadãos e conhecerem seus direitos e deveres na sociedade brasileira. Como diria o Boris Casoy, isso é uma vergonha!

Win Rodrigues - wintemberg@yahoo.com